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Literatura e Autoritarismo
Dossiê Theodor Adorno e o Estudo da Poesia
Capa | Editorial | Sumário | Apresentação        ISSN 1679-849X Dossiê nº 12 

SOBRE O CONCEITO DE “INGENUIDADE ÉPICA” EM ADORNO

Suene Honorato*
Resumo: Em 1958, Theodor W. Adorno publicou o primeiro volume da série Notas de literatura, em que constava o ensaio “Sobre a ingenuidade épica”, escrito em 1943 como parte da pesquisa para a obra produzida com Horkheimer, Dialética do esclarecimento. Não por acaso é que os conceitos desenvolvidos nesta obra podem elucidar a noção de ingenuidade épica apresentada no curto ensaio de 1943. Neste artigo, pretendo analisar o conceito adorniano de “ingenuidade épica” à luz da relação entre mito e razão desenvolvida na Dialética do esclarecimento. A contradição no discurso épico entre o mito e o registro linguístico apresenta-se como o princípio reflexivo que permitirá aproximações com o discurso da razão esclarecida: ambos os discursos pretendem, por meio da objetividade, dominar o desconhecido, amenizar o fascínio e o medo provocados pelo que é obscuro. Porém, distinguem-se pelo fato de que o discurso épico atém-se ao particular, ao passo que a razão esclarecida atém-se ao universal. Dessa diferença, resulta a crítica que a ingenuidade épica direciona à razão esclarecida, pois, se inscrevendo no âmbito da ficção e abstendo-se da lógica classificatória que quer dar conta do universal, o discurso épico aproxima conceito e objeto a fim de produzir uma imagem do real.
Palavras-chave: Adorno; ingenuidade épica; razão esclarecida.
Abstract: In 1958, Theodor W. Adorno published the first volume of Notas de literatura, which included the essay "Sobre a ingenuidade épica”, written in 1943 as part of research for work produced with Horkheimer, Dialética do esclarecimento. Not by accident is that the concepts developed in this work may elucidate the notion of epic ingenuity presented in the short essay of 1943. In this article, I will analize the adornian concept of “epic ingenuity” in the light of the relationship between myth and reason developed in Dialética do esclarecimento. The contradiction in the epic discourse between the myth and linguistic register is presented as the reflexive principle which allows associations with the discourse of enlightened reason: both discourses intend, through objectivity, to dominate the unknown, lessen the fascination and fear caused by the obscurity. However, they are different because the epic discourse adheres to the particular, whereas the enlightened reason adheres to the universal. The criticism directed to the enlightened reason by the epic ingenuity results from that difference, since the epic discourse, proposing himself as a fiction and abstaining from the classificatory logic, associates concept and object to produce an image of the real.
Keywords: Adorno; epic ingenuity; enlightened reason.

* Doutoranda pelo Departamento de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do Prof. Dr. Paulo Elias Allane Franchetti. Bolsista CNPq. E-mail: suenehonorato@gmail.com
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