Site do Grupo de Pesquisa Literatura e Autoritarismo  |  Índice de Revistas  |  Normas para Publicação
Literatura e Autoritarismo
De Representações e Construções: o Espírito da Arte e o Corpo da Crítica
Capa | Editorial | Sumário | Apresentação        ISSN 1679-849X Revista nº 20 

A DIALÉTICA DO CÂNONE LITERÁRIO SOB A ÓTICA DO CONCEITO DE EXCLUSÃO: CONTRAPONTOS FILOSÓFICOS E ENSINO DE LITERATURA 1

João Luis Pereira Ourique2
Priscila Monteiro Chaves3
Resumo: Impulsionado pela constante discussão acerca do cânone literário, o presente trabalho se propõe a refletir sobre o caráter excludente que este pode tomar se mal interpretado. Para atender a esta finalidade, a formação do sujeito-leitor é apresentada como uma possibilidade de resistência aos dogmatismos impostos nessa realidade. Apoiado nas teorias de Paulo Freire e Theodor Adorno, fundamentalmente - e com o pressuposto que o cânone literário não deve ser tomado como verdade absoluta, e sim um dado interpretativo - pretende-se problematizar as concepções de leitura e cultura, especialmente o papel da crítica, no contexto escolar, evidenciando as contradições e idiossincrasias presentes no discurso educacional na área do ensino da literatura.
Palavras-chave: cânone literário; exclusão; formação do leitor; cultura.
Abstract: Poussé par un débat permanent sur le canon littéraire, cet article se propose de réfléchir sur le caractère d'exclusion qui il peut acquérir quand mal compris. À cette fin, la formation du sujet-lecteur est présentée comme une possibilité de résistance aux dogmatismes dans cette réalité. Selon les théories de Paulo Freire et Theodor Adorno, fondamentalement – en accord avec l'hypothèse que le canon littéraire ne doit pas être compris comme une vérité absolue, mais comme une interprétation – ce texte vise à problématiser les conceptions de lecture et de culture, en particulier le rôle de la critique dans le contexte scolaire, en soulignant les contradictions et les particularités présentes dans le discours éducatif de l'enseignement de la littérature.
Keywords: canon littéraire, exclusion; formation du lecteur; culture.

1 Uma primeira versão desse trabalho foi apresentada no IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências, realizado no período de 21 a 23 de maio de 2012 na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
2 Professor Adjunto do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.
3 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.
© 2008 - All rights reserved - Web Developer by Odirlei Vianei Uavniczak