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Literatura e Autoritarismo
De Representações e Construções: o Espírito da Arte e o Corpo da Crítica
Capa | Editorial | Sumário | Apresentação        ISSN 1679-849X Revista nº 20 

REPRESSÃO, RETÓRICA E PODER – AS MULHERES, OS CLÉRIGOS E A FOGUEIRA: UMA LEITURA SEMIOLÓGICA DA PROTAGONISTA BRANCA DIAS DE O SANTO INQUÉRITO, DE DIAS GOMES

Francisco de Souza Gonçalves1
Resumo: O presente artigo visa a analisar os semas de Branca Dias, personagem emblemática de O Santo Inquérito, obra prima do dramaturgo Dias Gomes. A semiologia, isto é, estudo do sema é uma nova forma de leitura do teatro, modalidade que, no século XX, teve sua perspectiva modernizada e modificada, juntamente com todos os campos da arte. Os feixes sígnicos apresentam-se como utilíssimas ferramentas para uma visão mais global da arte dramatúrgica: aqui, o aprofundamento investigativo dar-se-á nos signos constitutivos de Branca Dias e daqueles que a circundam, pesquisando como essa interação nos fornece um panorama de “repressão” ao feminino jacente na obra. Polêmica, a obra de Gomes nos evoca não só a Inquisição européia de fins da Idade Média, mas também o contexto em que foi escrita: a ditadura militar brasileira. É uma pesquisa conjugada de texto (discurso), contexto (histórico, sócio-político), rubrica, constituição das personagens insertas na trama, enredo e outros elementos que, conjugados, promovem a ação dramatúrgica, o fim último do texto teatral.
Palavras-chave: repressão, teatro, personagens femininas, literatura brasileira.
Abstract: This article aims to analyze the semas of Branca Dias, emblematic figure of O Santo Inquérito, masterpiece of playwright Dias Gomes. Semiology, the study of the sema is a new way of reading the theater, a modality that, in the twentieth century, has your perspective changed and modernized, with all fields of art. Signic beams appear as extremely helpful tools for a more global view of the dramaturgical art: here, the depth investigative give the signs will constitute Branca Dias and those surrounding it, in researching how this interaction provides an overview of "repression "in abeyance the feminine work. Controversial, the work of Gomes evokes not only the Inquisition of the late European Middle Ages, but also the context in which it was written: the Brazilian military dictatorship. It is a combined search text (speech), context (historical, socio-political), heading up the inserts characters in the plot, plot and other elements which, combined, promote dramaturgical action, the ultimate end of the theatrical text.
Keywords: repression, theatre, women characters, Brazilian Literature.

1 Doutorando em Literatura Comparada no Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em Letras – Literatura Portuguesa, na supramencionada IES; Professor Docente da SEEDUC-RJ e membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). Email: sg.francisco@gmail.com
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