O CORPO E A SEXUALIDADE EM A DOCE CANÇÃO DE CAETANA E EVA LUNA: REPRESENTAÇÕES DA DOMINAÇÃO E/OU DA LIBERTAÇÃORoseméri Aparecida Back1
Resumo: Neste trabalho, procura-se evidenciar as representações do corpo e da sexualidade feminina nas obras A Doce Canção de Caetana (1987), de Nélida Píñon, e Eva Luna (1997), de Isabel Allende. O corpo é considerado uma marca de identificação de homens e mulheres e também como exercício de poder. O foco principal é examinar aspectos do corpo subalterno, do corpo liberado, do corpo envelhecido e alguns pontos acerca da sexualidade. Primeiramente, realizou-se uma investigação sobre questões históricas e sociais que interferiram na condição feminina. Em seguida, discutiu-se algumas representações do corpo e da sexualidade, para então, analisar esses enfoques nas obras. Como referências foram usados os conceitos de Elódia Xavier, Michelle Perrot e Pierre Bourdieu.
Palavras-chave: Literatura, corpo feminino, sexualidade.
Abstract: In this work, we try to evidence the representations of the body and the feminine sexuality in the books A Doce Canção de Caetana (1987), of Nélida Píñon, and Eva Luna (1997), of Isabel Allende. The body is considered a mark of identification of men and women and also as exercise of power. The main focus is to examine aspects of the subordinate body, of the free body, the aged body and some points concerning about the sexuality. First, we inquiry about historical and social questions that had intervened in the feminine condition. After that, we argued some representations of the body and the sexuality, for then, to analyze these approaches in the books. As references, we used the concepts of Elódia Xavier, Michelle Perrot and Pierre Bourdieu.
Keywords: Literature, feminine body, sexuality.
1 Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen. E-mail: rosemeriback@bol.com.br
|
© 2008 - All rights reserved - Web Developer by Odirlei Vianei Uavniczak |