O Evento

O II Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural (II SNEER) propõe a continuidade das ações iniciadas com a pesquisa "O Estado da Arte do Ensino em Extensão Rural" e com o "Seminário Extensão Rural no Brasil - 60 anos", realizado em Itamaracá (PE), em 2008.

Para isso, tem como público-alvo professores da disciplina de Extensão Rural das Universidades Federais e Estaduais públicas, de Universidades Comunitárias e Regionais, e Institutos Tecnológicos e Escolas Técnicas de Nível Médio e Superior. Também são convidados professores de áreas e disciplinas afins que apresentam articulação com a disciplina Extensão Rural.

O Fórum

O Fórum Nacional de Ensino em Extensão Rural foi criado a partir das deliberações do I Seminário Nacional de Ensino de Extensão Rural, realizado Itamaracá-PE em 2008.

Trata-se de um espaço aberto para o diálogo, o intercâmbio de informações e de experiências relacionadas ao Ensino, aos Aprendizados e as Práticas de Extensão Rural no âmbito das Instituições Brasileiras de Ensino Superior e Agrotécnico.

O Fórum objetiva fortalecer a Rede de Professores de Extensão Rural como espaço de interação e discussão sobre este campo disciplinar da formação de profissionais das Ciências Sociais e áreas afins.

O interesse que mobiliza o Fórum é a necessidade de oportunizar a interação de diferentes reflexões sobre os projetos políticos-pedagógicos dos cursos e programas da disciplina de Extensão Rural e áreas afins; as práticas pedagógicas vigentes na diversidade de formatos assumidos pela disciplina extensão rural; subsidiar a realização anual do Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural; e estabelecer uma interface de diálogo com as políticas póblicas de desenvolvimento rural, especialmente com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

Os objetivos específicos do Fórum incluem:

• Repensar os modelos de desenvolvimento, concepções e práticas de Ater no País, e de metodologias que primem por atividades integradoras e interdisciplinares;
  • Discutir experiências inovadoras e estimular a pesquisa no ensino e na prática de Extensão Rural;
  • Discutir o papel da disciplina de Extensão Rural na formação profissional, a partir das especificidades ou diversidades regionais;
  • Discutir a importância da concepção e da prática interdisciplinar na composição curricular universitária e de formação técnica de segundo grau;
  • Constituir e consolidar novas bases e diretrizes para o ensino em extensão rural.

O Fórum mantém um Grupo de Discussão virtual, que pode ser acessado por meio dos seguintes endereços eletrônicos:

Instituições do Fórum

Universidade Federal de Santa Maria

Representante da instituição: Pedro Neumann
Endereço: Faixa de Camobi, Km 09 - Campus, Prédio 44, Sala 5209. Santa Maria - RS
Telefone: (55)3220.8165 - Fax: (55)3220.8694
Correio eletrônico: neumannsp@yahoo.com.br
Principal função no projeto: colaborar na execução como participante da Comissão Organizadora do Seminário.

Universidade Federal de Viçosa

Representante da instituição: Marcelo Miná Dias
Correio eletrônico: minad@ufv.br

Universidade Estadual de Campinas − Unicamp

Universidade Estadual de Campinas
Representante da instituição: Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco
Endereço: Rua Desembargador Antão de Moraes, 295, Cidade Universitária II, Campinas-SP.
Telefone: (19) 3521-1066 ou (19) 9790-8184
Correio eletrônico: sonia@agr.unicamp.br