Para efeitos de condução metodológica do evento será realizada a problematização
e conduzidos os debates e processos de síntese, em torno ao ensino da Extensão
Rural, com base em três Grupos de Trabalho (GTs), tendo como referência as
seguintes temáticas:
a) Diálogo de saberes: experiências inovadoras no ensino da extensão rural
Nessa temática tem-se como objetivo discutir e entender a importância do
diálogo de saberes no ensino e na prática da extensão rural. Entende-se que
a partir da promoção desse tema possibilita-se a ampliação de horizontes em
que diferentes referências sejam pontos de reflexão tanto de alunos quanto
de professores, no que se refere ao ensino e aprendizagem da disciplina
de extensão rural como na prática extensionista. A proposta de diálogos
de saberes exercita a possibilidade de construção de caminhos coletivos,
desentraizando preconceitos e estabelecendo determinados compromissos
entre diferentes grupos e/ou pessoas. Nesse sentido tem-se a valorização da
capacidade criativa e reflexiva de todos os envolvidos na prática da extensão
rural, superando determinadas explicações prontas e transplantadas de
um lugar para outro, na construção de soluções apropriadas por todos os
participantes. Além da importância de diálogo entre conhecimentos científicos
e populares é necessário visualizarmos e debatermos os possíveis caminhos
a serem percorridos na construção de um novo arcabouço teórico e prático
que se apresentam na contemporaneidade. Princípios como o de autonomia,
respeito, solidariedade, humildade devem ser retomados e discutidos no âmbito
do ensino e da prática da extensão rural.
b) Disciplina, multi, inter e transdisciplinaridade e complexidade na formação
profissional
A extensão rural, como área de conhecimento, sempre manteve interfaces com
diversos campos disciplinares, buscando uma identidade própria na articulação
entre os saberes que fundamentam as ações extensionistas. No contexto atual,
as relações complexas entre natureza, técnica e contexto social e, sobretudo,
os processos sociais de interação e intervenção desafiam a construção de
conhecimentos que possibilitem ações integradas e holísticas. Esses desafios se
apresentam aos educadores que atuam na formação profissional em Ciências
Agrárias e áreas afins como uma demanda de conhecimentos, habilidades e
competências pedagógicas que transcendam o conhecimento disciplinar e apontem
para diálogos multi, inter e transdisciplinares. Isso é reforçado pela crescente
afirmação de novas ruralidades, da diversificação da ação extensionista e do papel
cada vez mais importante que cumprem as políticas públicas na conformação das
ações coletivas nos espaços rurais brasileiros. Assim, o ensino de extensão rural
busca sair da invisibilidade histórica na formação em Ciências Agrárias por meio da
problematização da abordagem disciplinar, procurando meios, métodos e processos
de construção do conhecimento via enfoques multi, inter e transdisciplinares.
c) Fundamentos da disciplina de extensão rural
A história da extensão rural brasileira geralmente é narrada como uma história
caracterizada pela passagem de uma intervenção difusionista para uma intervenção
participativa. A partir desta representação, os fundamentos da extensão remetem
aos pressupostos teórico-metodológicos associados a cada uma destas duas
referências. Assim, é usual a contraposição de modelos dicotômicos, com
destaque à oposição “velho” x “novo” profissionalismo na extensão. A questão que
propomos para o debate é a seguinte; o que seria o “novo profissionalismo” na
extensão? As referências teórico-metodológicas dicotômicas seriam suficientes para
orientar uma prática que se estende, por exemplo, à problemáticas tão diversas
quanto a promoção do desenvolvimento agrícola, do equilíbrio ambiental e do
etnodesenvolvimento? Não seria o momento de avançar na definição de referenciais
mais específicos em função da diversidade das problemáticas inseridas na agenda
extensionista?