No período compreendido entre os dias 01 a 03 de agosto de 2018, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará promovendo a VI Escola de Inverno de Educação Matemática (VI EIEMat); o 4o Encontro Nacional Pibid-Matemática e o XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (XIII EGEM). Os mesmos são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), ambos do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de P&0acute;s-Graduação em Educação de Centro de Educação (CE). A UFSM sedia desde 2008 a EIEMat, que em 2012 agregou o Encontro Nacional Pibid-Matemática e agora, em 2018, tem o privilégio de receber o EGEM. Neste ano a temática que permeia estes eventos é “Desafios e possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?”. A mesma é proposta com o intuito de promover um espaço de discussão, atualização e troca de experiências sobre temas de relevância para a Educação Matemática, em especial no momento atual que vivenciamos e que imprime a importância da defesa dos direitos de todos à educação de qualidade e a manutenção e criação de políticas públicas importantes (duradouras) que garantam isso. Assim, estão programadas palestras, mesas redondas, apresentação de comunicações científicas, relatos de experiência, pôsteres, mostras didático-científicas, além de minicursos. Intenciona-se que essas ações contribuam tanto para divulgar práticas desenvolvidas na área da Educação Matemática, quanto subsidiem reflexões sobre a Educação Matemática no campo de atuação de professores, estudantes e pesquisadores.
Esperamos contar com a sua presença!
A Comissão Organizadora
A Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMat) ocorre desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, normalmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização.
Quanto aos seus objetivos, visa a congregar professores que ensinam Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior; alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia; e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins, para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e Superior, questões relativas ao processo de formação—inicial e continuada—do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas a—e, principalmente—fomentar pesquisas nessa área de inquérito.
A primeira edição, ocorrida em 2008, teve como tema norteador as "Práticas e as Matemáticas do Professor de Matemática da Educação Básica". A segunda edição, a de 2010, se pautou pelo tema "Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas Práticas Docentes: história e atualidade".
A terceira edição, a de 2012, propôs o tema "Políticas Públicas no contexto da Educação Matemática: implicações na sala de aula". Partindo da preocupação com as políticas públicas e da compreensão da importância dessas na formação inicial de professores que ensinam matemática, nesse ano a EIEMat agregou o Encontro Nacional Pibid-Matemática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) foi criado a partir de uma ação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educaçáo Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior para atuarem na Educação Básica. Desde o lançamento de seu primeiro edital, em 2007, este programa ampliou-se, configurando-se como a principal política pública atual de formação inicial de professores.
A IV EIEMat e o 2o Encontro Nacional Pibid-Matemática aconteceu em 2014, permeado pela temática (Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas).
O tema proposto para a V EIEMat (2016) e o 3o Encontro Nacional Pibid-Matemática foi "A sala de aula de Matemática: que lugar é esse?". Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, foram compostos os seguintes grupos temáticos a ele associados: Formação de professores, Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC, História e Educação Matemática, Ensino e aprendizagem na Educação Matemática (práticas docentes, tendências pedagógicas, propostas curriculares, EJA, no ensino técnico da educação básica), Educação Inclusiva e Etnomatemática.
No ano de 2018, juntamente com a VI EIEMat e o 4o Encontro Nacional Pibid-Matemática, realiza-se o XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, proposto a partir da temática "Desafios e possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?". A partir dessa temática, o evento organiza-se no seguintes eixos: Formação de professores que ensinam Matemática; Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC; História e Educação Matemática; Ensino e aprendizagem na Educação Matemática; Educação Matemática e Inclusão; Etnomatemática; Livros Didáticos na Educação Matemática.