“Desafios e Possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?”
Eixos Temáticos
Observação: clique no sinal "+" para ler a descrição do eixo temático!
Formação de professores que ensinam Matemática
O eixo "Formação de Professores que Ensinam Matemática" visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação
inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial), bem como programas de
formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação;prática de ensino e prática como
componente curricular;estágio supervisionado; formação específica e formação didático pedagógica;políticas públicas de formação; Pibid;
PNAIC; práticas formativas e práticas profissionais.
Resolução de problemas / Modelagem Matemática / TIC
Os trabalhos submetidos a esse eixo temático deverão versar a respeito de TIC, Resolução de Problemas e Modelagem Matemática como
procedimentos de ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas)de Matemática,
nos diversos níveis de ensino.
1. TIC inclui estudos e resultados a respeito do uso de softwares utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como,
por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram
nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim sucessivamente.
2. Resolução de Problemas inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em
atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da
Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses
processos e assim por diante.
3. Modelagem Matemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades
matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática;
pessoas, grupos de alunos e professores, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que
tratam desses processos, etc.
História e Educação Matemática
Os trabalhos a serem submetidos a essa seção devem versar sobre a História da Educação Matemática, sobre a História na Educação
Matemática e/ou sobre a História da Matemática onde, em linhas gerais:
1. A História da Educação Matemática inclui estudos de natureza histórica que investigam atividades matemáticas no âmbito da Educação
Matemática como, por exemplo, aqueles relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; a pessoas, a comunidades e a
instituições que se envolveram nesses processos; a obras e a documentos oficiais que tratam dessa temática, etc.
2. A História na Educação Matemática inclui estudos que objetivam analisar o uso da história (da Matemática, da Educação Matemática ou da
história em sentido amplo) na formação pré-serviço e continuada de professores, na prática docente em salas de aula, na formação matemática
de estudantes de quaisquer níveis de ensino, em livros didáticos de Matemática de quaisquer épocas, em documentos oficiais relacionados ao
ensino da Matemática, na investigação em Educação Matemática, e assim por diante.
3. A História da Matemática inclui estudos de natureza histórica relacionados à gênese e ao desenvolvimento do pensamento matemático,
suas aplicações e seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.
Ensino e aprendizagem na Educação Matemática
O eixo (Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática) visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre ensino e
aprendizagem da matemática nos diferentes níveis e modalidades. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas a práticas docentes;
tendências pedagógicas; metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais didáticos; avaliação.
Educação Matemática e Inclusão
Incluem-se nesse eixo estudos e experiências que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática.
Dentre outras, abrange questões voltadas à reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem
matemática frente a diversidade e as diferentes necessidades e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e
políticas públicas que contemplam essa temática.
Etnomatemática
Os trabalhos propostos, a partir da temática do evento, deverão contemplar programas e projetos de Etnomatemática como procedimentos de
ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas) de Matemática, nos diversos
níveis de ensino. Todas propostas deverão obedecer as normas de formatação do evento. Os trabalhos que não estiverem dentro de tais padrões
serão devolvidos às (aos) respectivas (respectivos) autoras (autores), o que pode causar transtorno quanto ao tempo ou à aprovação dos
mesmos. A Etnomatemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em
atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da
Matemática; pessoas, grupos de alunos e professores, grupos étnicos, comunidades e organizações socioculturais e instituições que se
envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim por diante.
Livros Didáticos na Educação Matemática
Nos últimos anos, os livros didáticos de Matemática, tanto atuais como num contexto histórico, têm atraído o interesse de estudos e pesquisas.
Portanto, seguindo a temática do evento, para onde estamos indo com relação ao livro didático? Qual é a sua importância e papel didático,
tanto histórico como atual?
Educação Estatística / Educação Financeira
Nos últimos anos, a Educação Estatística e a Educação Financeira têm obtido muito mais ênfase que os termos Estatítica e Matemática Financeira.
Isso reflete a importância dessas disciplinas na formação integral dos alunos e acadêmicos.