Submissão de Trabalho
Datas para a Submissão de trabalho: 15 de março até 30 de junho de 2018.
Atenção:
- Para submeter o trabalho, pelo menos o autor principal deverá estar inscrito no evento;
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos do autor principal (primeiro autor);
- Para publicação nos Anais todos os autores deverão estar inscritos no evento.
Modalidades de Trabalhos
Tanto para a Escola de Inverno, para o Encontro Gaúcho e para o Encontro Pibid, os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades de Comunicação Científica (CC), Relato de Experiência (RE), Pôster (PO),
Minicurso/Oficina (MIN/OF) e/ou Mostra Didático Científica (MDC)
e deverão estar claramente dentro da perspectiva da Educação Matemática, relacionado com
algum eixo temático do evento.
(CC) Comunicação Científica: nesta modalidade poderão ser apresentadas
pesquisas a nível de graduação ou pós-graduação, em andamento ou concluídas.
(RE) Relato de Experiência: nesta modalidade poderão ser apresentadas experiências de sala de aula,
de projetos ou experiências vivenciadas durante a graduação ou pós-graduação.
(PO) Pôster: nesta modalidade poderão ser apresentadas tanto relatos de
pesquisa quanto relatos de experiência. Após a aprovação do trabalho dessa modalidade, use o modelo de arquivo para a produção do pôster.
(MIN/OF) Minicurso/Oficina: nesta modalidade poderão ser apresentadas tanto
minicursos quanto oficinas relacionadas aos eixos temáticos do evento.
(MDC) Mostra Didático-Científica: espaço destinado à apresentação
de produto educacional e/ou material pedagógico. Os que desejarem participar deverão submeter um resumo expandido ao Comitê Científico do evento.
Procedimento para submissão de trabalho
- Para os trabalhos nas modalidades CC, RE, PO, e MIN/OF use o modelo de arquivo dessas modalidades.
Para a Mostra Didático-Científica, use o modelo de arquivo próprio.
- Deverão ser enviados para o e-mail escoladeinverno.trb@gmail.com 2 (dois) arquivos: uma versão cega e uma não cega. Nos modelos de arquivos encontram-se
as instruções de como proceder para o envio de cada versão.
- Em cada versão de arquivo, será necessário informar: o eixo temático, a modalidade e a categoria.
As categorias são as seguintes e se referem ao PRIMEIRO AUTOR (autor principal).
- Aluno de Graduação
- Aluno de Graduação/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Aluno de Pós-Graduação
- Aluno de Pós-Graduação/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Pesquisador/Professor de Nível Superior
- Pesquisador/Professor de Nível Superior/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Professor da Escola Básica
- Professor da Escola Básica/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos do autor principal.
- O trabalho na modalidade PO tem duas etapas: 1) submissão do artigo; 2) produção do pôster.
Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados em relação aos seguintes itens:
- Com relação ao resumo do artigo: o resumo está de acordo com o conteúdo do trabalho, incluindo objetivos, resultados e conclusões?
- Com relação ao corpo do artigo:
- Introdução: A introdução está corretamente formulada?
- O(s) objetivo(s) está(ão) enunciado(s) e refere(m)-se ao presente artigo?
- Metodologia: o artigo apresenta uma metodologia?
- Resultados, conclusões ou considerações finais: o artigo apresenta resultados, conclusões ou considerações finais?
- Referências: as referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT?
- Com relação à relevância do artigo para o evento: o artigo apresenta uma relevância na área da Educação Matemática e com a temática do evento (eixos temáticos)?
- Com relação à redação do texto:
- Está de acordo com as normas da ABNT?
- Necessita de reformulações?
Anais do Evento
Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pareceristas ad hoc. Para cada trabalho submetido será emitido um parecer.
Os trabalhos aceitos serão publicados, na
íntegra, nos anais online do evento, se todos os autores estiverem inscritos no mesmo. Além do mais, atentamos para a importância de usar
o arquivo modelo para a submissão do trabalho. Nesse arquivo encontram-se informações importantes de como proceder. No caso de dúvidas, o Comitê Científico emitirá
o parecer final.