Algumas Publicações

1 Livros organizados

a

MOTTA-ROTH, D. ; BARROS, Nina Célia de ; RICHTER, Marcos Gustavo (Orgs.) Linguagem, cultura e sociedade. 01. ed. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM,   ISBN: 85-99527-01-0, 2006.

Esta coletânea, organizada pelo Grupo de Pesquisa "Linguagem como Prática Social" (GRPesq/CNPq), reúne artigos produzidos ao longo dos anos de 2003 e 2004 por professores e alunos da pós-graduação de diferentes instituições no Brasil como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Pontifícia Universidade Catórlica de São Paulo (PUCSP) e no exterior, com a Universidade de Lisboa (Portugal) e Universidade de Leipzig (Áustria).

b

 MEURER, José Luiz ; BONINI, A. ; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros: teorias, métodos e debates. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. 

O objetivo principal da obra é estabelecer um mapeamento dos principais conceitos, termos e explicações disponíveis nesse campo de estudos. Os autores buscaram reunir e analisar arcabouços teóricos de várias origens e épocas, em sua grande maioria ainda não publicados em português, para trazer aos leitores interessados no ensino e no uso da linguagem um painel rico e pluralista sobre o conceito de gênero textual/discursivo

c

MEURER, José Luiz ; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros Textuais: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru : EDUSC-Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.

Estudos de vários autores que discutem como os textos devem ser descritos e explicados, evidenciando que neles e através deles os indivíduos produzem, reproduzem ou desafiam a realidade social na qual vivem e dentro da qual vão construindo sua própria narrativa pessoal

d

MOTTA-ROTH, D. (Org.) Redação Acadêmica: princípios básicos.1. ed. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001.

Este material didático tem um objetivo bi-facetado: fornecer, a escritores iniciantes, subsídios que os auxiliem no processo de produção de textos acadêmicos em nível de pós-graduação; e oferecer, ao professor de leitura e redação acadêmica, um material sistematizado para desenvolver as habilidades comunicativas de alunos/escritores inexperientes.

 
MOTTA-ROTH, D. Tese de Doutoramento (Texto Integral): Rhetorical features and disciplinary cultures: A genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry, and economics. (Publicado em CD-ROM.) In: V. J. Leffa (Compilador). TELA 1-Textos em Lingüística Aplicada. Pelotas, RS: UCPEL. ISBN 85-7590-006-4. Pelotas, RS: UCPEL, 2000.
e MOTTA-ROTH, D. (Org.)  Leitura em língua estrangeira na escola. Santa Maria: COPERVES/PROGRAD/UFSM, 1998.
r

MEURER, José Luiz ; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Parâmetros de textualização. 1. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 1997.

O livro destina-se a dar subsídios para a reflexão e a pesquisa de docentes que trabalham com o ensino de leitura e produção de textos no nível secundário e futuros professores de línguas. Como um todo, a obra descreve certos parâmetros de textualização que poderão servir de ponto de partida a investigações sobre o tema, orientadas pela concepção de linguagem como prática social. Nesse sentido, são ultrapassadas as preocupações do ensino da gramática, da coesão microestrutural e das modalidades retóricas tradicionais.

2 Capítulos de livros publicados

 

MOTTA-ROTH, D. ; HEBERLE, Viviane M. Critical discourse analysis and the language learner s autonomy: Possible ways to relate both areas of study. In: Vilson Leffa. (Org.) Autonomy in language learning. Porto Alegre, RS: Editora da Universidade, UFRGS., 1994, v. 1, p. 237-246.

 

MOTTA-ROTH, D. Enumeração e Antecipação. In: José Luiz Meurer; Désirée Motta Roth. (Orgs.) PARÂMETROS DE TEXTUALIZAÇÃO. 1 ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 1997, v. 1, p. 97-121.

 

MOTTA-ROTH, D. Discourse Analysis and Academic Book Reviews: a Study of Text and Disciplinary Cultures. In: Fortanet, I.; Posteguillo, S.; Palmer, J. C.; Coll, J. F. (Orgs.) Genre Studies in English for Academic Purposes. Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume, 1998, v. 1, p. 29-48.

 

MOTTA-ROTH, D. Texto Teórico. In: Désirée Motta-Roth. (Org.) LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA. 1 ed. SANTA MARIA: COPERVES/PROGRAD/UFSM, 1998, v. , p. 5-30.

 

MOTTA-ROTH, D. Gêneros Discursivos no Ensino de Línguas Para Fins Acadêmicos.In: Mailce Borges Mota Fortkamp; Lêda Maria Braga Tomitch. (Orgs.) Aspectos da Lingüística Aplicada: Estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000, v. 1, p. 167-184.

 

KURTZ, Fabiana Diniz ; MOTTA-ROTH, D. ; OLIVEIRA, F. M. ; COLUSSI, L. ; NASCIMENTO, R. G. ; MARCUZZO, Patrícia ; HENDGES, Graciela Rabuske ; REIS, Susana Cristina dos . Autoria de capítulo em CD-ROM : " LABLER: Uma experiência de qualificação do aluno de Letras na Universidade Federal de Santa Maria". In: V. J. Leffa (Compilador). TELA 2: Textos em Lingüística Aplicada, vol. 2. 02 ed. Pelotas, RS: UCPEL-EDUCAT, ISBN 85-7590-006-4, 2000, v. 02, p. 01---.

 

MOTTA-ROTH, D. Apresentação do Boletim da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil. In: Désirée Motta Roth. (Org.) Boletim da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil. 01 ed. Pelotas, RS: Associação de Lingüística Aplicada do Brasil., 2000, v. 4, p. 05-08.

 

MOTTA-ROTH, D. De receptador de informação a construtor de conhecimento: O uso de chat no ensino de inglês para formandos de Letras. In: Vilson J. Leffa. (Org.) O Professor de Línguas Estrangeiras: Construindo a Profissão. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2001, v. 1, p. 175-192.

 

MOTTA-ROTH, D. De receptador de informação a construtor de conhecimento: O uso de chat no ensino de inglês para formandos de Letras. In: Vera Menezes. (Org.) Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte, MG: FALE-UFMG, 2001, v. 1, p. 230-248.

 

MOTTA-ROTH, D. A construção social do gênero resenha acadêmica.In: José Luiz Meurer; Désirée Motta-Roth. (Orgs.) Gêneros Textuais: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru : EDUSC-Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002, v.1. p.318, p. 77-116.

 

MEURER, José Luiz ; MOTTA-ROTH, D. Introdução.In: J.L. Meurer & D. Motta-Roth. (Orgs.) Gêneros textuais e práticas discursivas: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru, SP: EDUSC-Editora da Universidade Sagrado Coração, 2002, v. 1, p. 09-14.

 

MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, Graciela Rabuske ; NASCIMENTO, R. G. Contributions of genre analysis research to English for Academic Purposes teaching.In: Telma Gimenez. (Org.) Ensinando e Aprendendo Inglês na Universidade: Formação de professores em Tempos de Mudança. Londrina, PR: ABRAPUI, 2003, v. 1, p. 383-390.

 

MOTTA-ROTH, D. Autoria de capítulo em CD-ROM : "Text and genre literacy in the classroom". In: V. J. Leffa (Compilador).TELA 2 - Textos em Lingüística Aplicada, vol. 2. 02 ed. Pelotas, RS: UCPEL, ISBN 85-7590-006-4,  2003, v. 02, p. 1---.

 

MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, Graciela Rabuske . Autoria de capítulo em CD-ROM : A genre analysis study in computer science. In: V. J. Leffa (Compilador). TELA 2 - Textos em Lingüística Aplicada, vol. 2. 02 ed. Pelotas, RS: UCPEL-EDUCAT, ISBN 85-7590-006-4, 2003, v. 02, p. 01---.

 

MOTTA-ROTH, D. ; BERTAGNOLLI, I. ; HENDGES, Graciela Rabuske ; CABRAL, Rodrigo e . Autoria de capítulo em CD-ROM : "Sinalizadores metalingüísticos na área médica como elementos auxiliares de leitura e redação" In: V. J. Leffa (Compilador). TELA 2: Textos em Lingüística Aplicada, vol. 2. 02 ed. Pelotas, RS: UCPEL-EDUCAT, ISBN 85-7590-006-4, 2003, v. 02, p. 01---.

 

MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, Graciela Rabuske ; CABRAL, Rodrigo E. Autoria de capítulo em CD-ROM : "A genre-based study of research article abstracts" In: V. J. Leffa (Compilador). TELA 2: Textos em Lingüística Aplicada, vol. 2. 02 ed. Pelotas, RS: UCPEL-EDUCAT, ISBN 85-7590-006-4, 2003, v. 02, p. 01---.

 

MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, Graciela Rabuske. Autoria de capítulo em CD-ROM : A genre analysis study in computer science. In: V. J. LEFFA (Compilador). TELA: Textos em Lingüística Aplicada. Publicação eletrônica da revista Linguagem & Ensino. Volume 2. Pelotas, RS: Mestrado em Letras/Universidade Católica de Pelotas, 2003, v. 2, p. -.

 

MOTTA-ROTH, D. Autoria de capítulo em CD-ROM : O projeto Ingrede frente a experiências em cursos online. In: V. J. LEFFA (Compilador). TELA: Textos em Lingüística Aplicada. Publicação eletrônica da revista Linguagem & Ensino. Volume 2. Pelotas, RS: Mestrado em Letras/Universidade Católica de Pelotas, 2003, v. 2, p. -.

 

MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, Graciela Rabuske. Autoria de capítulo em CD-ROM : A textual study of research article abstracts. In: V. J. LEFFA (Compilador).  TELA: Textos em Lingüística Aplicada. Publicação eletrônica da revista Linguagem & Ensino. Volume 2. 02 ed. Pelotas, RS: Mestrado em Letras da Universidade Católica de Pelotas, 2003, v. 2, p. -.

 

MOTTA-ROTH, D. ; MARSHALL, Débora ; REIS, Susana Cristina dos ; BORTOLUZZI, Valéria Iensen; NASCIMENTO, Roséli. Autoria de capítulo em CD-ROM : Como novas tecnologias podem auxiliar a prática educacional. In: V. J. LEFFA (Compilador). TELA: Textos em Lingüística Aplicada. Publicação eletrônica da revista Linguagem & Ensino. Volume 2. Pelotas, RS: Mestrado em Letras/Universidade Católica de Pelotas, 2003, v. 2, p. -.

 

MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: Acir Mário Karwoski; Beatriz Gaydeczka; Karim Siebeneicher Brito. (Orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005, v. 1, p. 179-202.

 

MOTTA-ROTH, D. Abordagens investigativas no estudo de práticas discursivas: uma questão de metodologia ou de bom senso? In: Maximina M. Freire; Maria Helena Vieira Abrahão; Ana Maria Ferreira Barcelos. (Orgs.) Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. São Paulo/Campinas,SP: ALAB/Pontes, 2005, v. 1, p. 65-83.

 

MOTTA-ROTH, D. . Being an e-fly on the wall, observing an EFL computer-mediated teacher. In: Tomitch, Lêda M . B.; Abrahão, M. Helena V.; Daghlian, Carlos; Ristoff, Dilvo I.(orgs.).. (Org.). A interculturalidade no ensino de inglês. Série ARES.. Florianópolis, SC: PGI/UFSC., 2005. p. 100-119.

 

MOTTA-ROTH, D. ; HEBERLE, Viviane M. O conceito de "estrutura potencial do gênero" de Ruqayia Hasan. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros: teorias, métodos e debates. 1 ed. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2005, v. 1, p. 12-28.

 
MEURER, José Luiz ; BONINI, A. ; MOTTA-ROTH, D. Prefácio. In: J. L. Meurer, A. Bonini e D. Motta-Roth (Orgs.) Gêneros teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial. ISBN 85-88456-40-0, p. 7-10. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2005, v. 1, p. 7-10.
 
MOTTA-ROTH, D. Competências comunicativas interculturais no ensino de inglês como língua estrangeira. In: Désirée Motta-Roth; Nina Célia Barros; Marcos Gustavo Richter. (Orgs.) Linguagem, cultura e sociedade. 01 ed. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, 2006, v. 01, p. 191-201.
 
 MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: Acir Mário Karwoski; Beatriz Gaydecka; Karim Siebeneicher Brito. (Orgs.) Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 2a. ed. revista e aumentada. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006, v. 1, p. 145-163.
 
PRADO, Leandro Lemes Do ; MOTTA-ROTH, D. Comodificação e homoerotismo. In: Vivane Heberle; Ana Cristina Ostermann; Débora Figueiredo. (Orgs.) Linguagem e gênero no trabalho, na mídia e em outros contextos. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006, v. 1, p. 159-176.
 
MOTTA-ROTH, D. ; D.; REIS, S.C. DOS; MARSHALL, D. O gênero página pessoal e o ensino de produção textual em inglês. In: Júlio César Araújo (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. 1 ed. Rio de Janeiro: lucena, 2007,v.1.p.136-143.
  MOTTA-ROTH, D.; NASCIMENTO, F. S. Transitivity in visual grammar: concepts and applications. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 12, p. 319-349, 2009.
  MOTTA-ROTH, D. Same genre, different discipline: A genre-based study of book reviews in academiaThe ESPecialist, São Paulo: CEPRIL, PUC-SP, v. 17, n. 2, p. 99-131, 1996.
  MOTTA-ROTH, D. ; HEBERLE, V. M. ; VASCONCELLOS, M. L. EFL Teaching in Brazil: Emphasizing conditions, processes, or product?ERIC Document Reproduction Service, Washington DC, Estados Unidos, n. ED397678, 1995.
  MOTTA-ROTH, D. The role of context in academic text production and writing pedagogy. Disponível em http://wac.colostate.edu/books/genre/chapter16.pdf. In: Charles Bazerman; Adair Bonini; Débora Figueiredo. (Org.). Genre in a Changing World. Fort Collins, Colorado, EUA: The WAC Clearinghouse, 2009. p. 317-336

3 Artigos completos publicados em periódicos

  MOTTA-ROTH, D. Processamento de sentido na leitura de textos em inglês como língua estrangeira. Letras, 1. Santa Maria, RS: CAL/UFSM. 1991, p. 92-102.

  MOTTA-ROTH, D. Investigating Connections Between Text and Discourse Communities: A Cross-Disciplinary Study of Evaluative Discourse Practices In Academic Book ReviewsERIC Document Reproduction Service, Washington, DC, n. ED404855, 1997.
  MOTTA-ROTH, D. Book Reviews and Disciplinary Discourses: Defining a Genre ERIC Document Reproduction Service, Washington DC, n. ED404858, 1997.
  MOTTA-ROTH, D. Termos de Elogio e Crítica em Resenhas Acadêmicas em Lingüística, Química e Economia. Intercâmbio. PUCSP: LAEL, PUCSP, v.6, p.793 - 813, 1997.

  MOTTA-ROTH, D. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Letras. UFSM: , v.17, p.93 - 110, 1998.

  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R. Uma Análise Transdisciplinar do Gênero Abstract. Intercâmbio. PUCSP: , v.7, p.117 - 125, 1998.

  MOTTA-ROTH, D. A Visão de Editores Sobre o Gênero Resenha Acadêmica. Intercâmbio. PUCSP: , p.127 - 135, 1998.

  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., AMORETTI, E. C., KLOSS, M. A Importância do Conceito de Gêneros Discursivos no Ensino de Redação Acadêmica. Intercâmbio. PCSP: , v.8, p.119 - 128, 1999.

  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., AMORETTI, E. C., KLOSS, M. O tradicional e o novo: Análise de artigos acadêmicos eletrônicos. Intercâmbio. PUCSP: , v.9, p.29 - 38, 2000.

  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., AMORETTI, E. C., KLOSS, M. Texto acadêmico e construção do conhecimento. Intercâmbio. PUCSP: , v.9, p.39 - 48, 2000.

  MOTTA-ROTH, D. Processamento de construção social do gênero resenha acadêmica. em Lingüística Aplicada, 38.Campinas, SP: IEL/UNICAMP, 2002, p. 38-45

  MOTTA-ROTH, D. Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como?. Linguagem e Ensino. Cv.5, n.2, . Pelotas, RS: UCPEL. 2002, p.49 - 65.

  MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais.  Linguagem em (Dis)curso, 6, n. 3. Tubarão, SC: UNISUL, set./dez. 2006.

4 Trabalhos completos publicados em anais de eventos

  MOTTA-ROTH, D. Book Reviews and Disciplinary Discourses: Defining a genre. In: TESOL 29th Annual Convention & Exposition. 28 de março a 1º de abril,1995, Long Beach, CA, USA. p. 385-86.

 

MOTTA-ROTH, D. Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação Labler/Ufsm. In: ANPOLL. 1998.

  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R. A genre analysis study in computer science. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte. XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.103 - 109.

  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R., CABRAL, R. E. A genre-based study of research article abstracts. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte.
  XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.110 - 115.

  MOTTA-ROTH, D. Text and genre literacies in the classroom. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte. XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.94 - 102.

  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R., BERTAGNOLLI, I., CABRAL, R. E.
Metadiscourse markers as pointers in medical and physical education abstracts in English.
In: VI Coloquio Latinoamericano de Inglês Instrumental., 1998, Catamarca.
  Contributions to ESP from Latin America. Catamarca, Argentina: Universidad Nacional de Catamarca, 2000. p.59 - 68.

  MOTTA-ROTH, D.
O projeto Ingrede frente a experiências em cursos online. In: Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A linguagem como prática social. 2002. Belo Horizonte. Anais do II Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A linguagem como prática social. 2002.

  MOTTA-ROTH, D .
Análise de Gênero: Uma área, uma abordagem, uma Metodologia de Pesquisa?. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Santa Maria, RS.
In: MOTTA-ROTH, D.; S.C. dos Reis; P. MARCUZZO (Orgs.) Anais do III SIGET; CD-ROM com trabalhos completos apresentados no III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Santa Maria, RS : Universidade Federal de Santa Maria/CAPES., 2006.v.2.p.1-7.
  MOTTA-ROTH, D ..
Ensino de leitura em língua estrangeira com base em gêneros textuais. In: I Congresso Internacional de Língua, Literartura e Cultura, 2006, Santo Angelo, RS. Anais do Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura: "Da Singularidade à Multiplicidade dos Saberes". Santo Angelo, RS; EDIURI-Editora da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, 2006.v.1.p.01-16.

  MOTTA-ROTH, D . ESCREVENDO NO CONTEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA LSF PARA O ENSINO DE REDAÇÃO ACADÊMICA. In: 33rd International Systemic Functional Congress - LAEL/PUCSP., 2007, São Paulo, SP. Barbara, Leila and Tony Berber Sardinha (Eds.). 2007. Proccedings of the 33rd International Systemic Functional Congress (PUCSP, São Paulo, Brazil). Online publication available at http://www.pucsp.br/isfc. ISBN 85-283-0342-X. São Paulo: LAEL/PUCSP, 2007.v.01.p.828-860.

5 Traduções

  ROTH, D. M. Propaganda e consciência popular. Bauru: EDUSC-Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.
  MOTTA-ROTH, D. Os relógios de Einstein: O lugar do tempo. Santa Maria, RS: Editora da UFSM, 2005(Tradução/Artigo).

6 Material didático

  MOTTA-ROTH, D., OLIVEIRA, F. M., PRADO, L. L.
Basic English 1, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., OLIVEIRA, F. M., MARCUZZO, P.
Basic English 2, 2001.
   
Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., BESSOW, G., COLUSSI, L.
Basic English 3, 2001.
   
Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., SIQUEIRA, F. O., HENDGES, G. R., ROTH, J. L., VIEIRA, F.
English for Academic Purposes-2ª edição revista, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., REIS, S. C., CAGLIARI, D., ROTH, J. L., VIEIRA, F.
Surfando na web-2ª edição revista, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., REIS, S. C.
WebEnglish-2ª edição revista e aumentada, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., NOAL, C., CANTO, D., PESSOLANO, J.
Basic English, 2000.
   
Palavras-chave              : Ensino de Lingua Inglesa
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Setores de atividade      : Educação
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., AMORETTI, E., OLIVEIRA, F., PRADO, L., COLUSSI, L., SAURIN, M. L., KLOSS, M., RAMPI, T.
Basic Reading, 2000.
   
Palavras-chave              : Leitura Lingua Estrangeira
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Setores de atividade      : Educação
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., SIQUEIRA, F. O., KURTZ, F. D., REIS, S. C., NASCIMENTO, R., BORTOLUZZI, V., PRADO, L. L., OLIVEIRA, F., COLUSSI, L., ROTH, J. L.
English For Academic Purposes, 2000.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., CAGLIARI, D., REIS, S., ROTH, J. L.
Surfando na web, 2000.
   Palavras-chave              : ambiente virtual, Analise de Genero
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Setores de atividade      : Educação
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  MOTTA-ROTH, D., REIS, S. C., MARSHALL, D., VIEIRA, F., SOARES, L., BORDIN, M. S., WEBER, T., ROTH, J. L.
Web English, 2000.
   
Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

7 Palestras em eventos

 

MOTTA-ROTH, D. (2005). "What´s missing? New teacher selves for new teaching contexts". Trabalho apresentado na Mesa Redonda Teacher education - What's missing?, Convenção  da APIRS - Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. 14 de julho. Porto Alegre, RS: PUCRS.

  MOTTA-ROTH, D. (2005).  "O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais". trabalho em preparação para ser  publicado na revista Linguagem em (Dis)Curso, UNISUL, Número especial editado por Adair Bonini. esta é uma versão atualizada do texto “Gêneros textuais, atividades sociais e ensino de linguagem”, apresentado em 02/09/2005, no II Congresso Nacional de Ensino de Leitura, Literatura e Língua Portuguesa, realizado na Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS, 31/08 a 03/09/2005.
 

MOTTA-ROTH, D. (2007). A Pesquisa em LA em tempos de Pós-... Trabalho apresentado no Colóquio Nacional A Pesquisa em Letras e Lingüistica em Tempos de Pós-..., Realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 18 de Abril de 2007, em Porto Alegre, RS

8 Relatórios de Pesquisa

  Relatório de Atividades - Bolsa IC/CNPq 111379/2007-3

9 Tese de Doutorado

 

MOTTA-ROTH, D. Tese de Doutoramento (Texto Integral): Rhetorical features and disciplinary cultures: A genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry, and economics. In: V. J. Leffa (Org.) TELA 1-Textos em Lingüística Aplicada. Pelotas, RS: UCPEL. ISBN 85-7590-006-4. Pelotas, RS: UCPEL, CD-ROM, v. 1, 2000.