A REALIDADE DO TRAUMA: CONFIGURAÇÕES FICCIONAIS NO ROMANCE EM CÂMARA LENTA, DE RENATO TAPAJÓSLucas dos Passos1
Resumo: Análise do romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós, considerando as posturas estéticas em sua intrínseca relação com a história e a política da época. No decorrer do trabalho, serão chamadas à baila [a] as noções de memória e trauma disseminadas na obra de Walter Benjamin e [b] sua relação com os estudos de Márcio Seligmann-Silva e Jeanne Marie Gagnebin a respeito do testemunho e o real, atentando para [c] as considerações de Diana Irene Klinger sobre a realidade da autoficção – procedimento que encontra ressonâncias na obra em pauta.
Palavras-chave: Em câmara lenta; Testemunho; Autoficção; Walter Benjamin.
Abstract: This paper aims to analyze the novel Em câmara lenta, of Renato Tapajós, considering the aesthetic postures in their intrinsic relationship with the history and politics of the time. In this observation it will be required a small exposure of [a] the notions of memory and trauma in the work of Walter Benjamin and [b] its relationship with the studies of Márcio Seligmann-Silva and Jeanne Marie Gagnebin about the testimony and the real, attempting to [c] the considerations of Diana Irene Klinger about the self fiction’s reality.
Keywords: Em câmara lenta; Testimony; Self fiction; Walter Benjamin.
1 Mestrando em Letras do PPGL/Ufes. Bolsista Capes. E-mail: lucasdospassos@hotmail.com
|
© 2008 - All rights reserved - Web Developer by Odirlei Vianei Uavniczak |